sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Vamos brincar com a Chica num 39?

Hoje meu PC saiu da UTI, eu saí da toca para brincar com a Chica, a palavra sugerida me fez pensar sobre a pele. 

A pele é um tecido ou um órgão?
A pele, apesar de sua aparência, é um órgão, e não um tecido como muitos pensam. Ela é formada por duas camadas principais, a epiderme e a derme, que, por sua vez, são formadas por tecidos diferentes. Assim sendo, a pele é um órgão porque é formada por mais de um tecido.
Vale destacar que a pele apresenta uma característica bastante impressionante: ela é o mais extenso órgão do nosso organismo. Estudos revelam que 15% de todo o nosso peso corporal advém da pele. Em adultos, esse órgão pode pesar até 10 quilogramas.



1-Nossa pele, maior orgão corporal, uma preciosdade

***

2-Já li poema que considerei uma preciosidade

Federico Garcia Lorca é um dos autores fundamentais da poesia do século 20 e exerceu influência em diversos autores de língua espanhola, entre eles, Pablo Neruda

Intermédio
Garcia Lorca

Aqueles meus olhos de mil novecentos e dez
não viram enterrar os mortos
nem a feira de cinza de quem chora pela madrugada
nem o coração que treme encurralado como um cavalo-marinho.

Aqueles meus olhos de mil novecentos e dez
viram a parede branca onde mijavam as meninas,
o focinho do touro, a seta venenosa
e uma lua incompreensível que iluminava pelos cantos
os pedaços de limão seco sob o negro duro das garrafas.

Aqueles meus olhos no pescoço da égua,
no seio trespassado de Santa Rosa adormecida,
nos telhados do amor com gemidos e frescas mãos,
em um jardim onde os gatos comiam as rãs.

Desvão onde a velha poeira congrega estátuas e musgos.
Caixas que guardam silêncios de caranguejos devorados.
No lugar onde o sonho tropeçava com sua realidade.
Ali meus pequenos olhos.

Não me perguntem nada. Eu vi que as coisas
quando buscam seu curso encontram seu vazio.
Há uma dor de ocos pelo ar sem ninguém
e nos meus olhos criaturas vestidas. Sem nudez!

****

3- Meus amigos são preciosidades, assim os considero!!
Resultado de imagem para amigos

15 comentários:

  1. Boa noite de paz de Primavera, querida amiga Diná!
    Fico tão feliz de lhe ver blogando e com que gosto no coração.
    Senti daqui sua alegria ao postar e fazer um suntuoso post em relação à sua 'descoberta' sobre a pele que nos faz entender muito bem a questão do contato que pega fogo quando de pele a pele... uma preciosidade essa Chama de Amor que nos invade à alma além do coração.
    É forte a pela nossa... bem preciosa, por sinal.
    Há poemas de tanto lirismo e formosura que fazem preciosidades em nosso viver.
    Amigos são deleites, assim como você o é para mim de forma tão sublime, amiga.
    Tenha uma noite feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amadissima amiga,

      Seni tanta falta de blogar, já estava ficando triste. Sempre gosto de pensar em algo diferente, imaginei que não houvvesse posagem sobre o tema "pele" qque embora tão imporante, qdo chega o verão maltratamos tanto com exposições prolongadas. Gostei do momento incendiário, corpo a corpo, e é verdade.

      Qto ao quesito "amigos", em relação às suas doces palavras , só posso dizer "RECÍPROCAS", tenho por vc uma grande estima e vc sabe quão vrdadeira é!

      Muito bom e gratificane sua presença sempre.

      Noite abençoada e graças do cé pra vc.

      Bjs no coração!

      Excluir
  2. Que coisa boa que o PC saiu do conserto e tu da toca,rs... E realmente a pele é uma preciosidade e tantas vezes nem a valorizamos, não é? Amigos são preciosos e pelas também! Obrigadão! Levei o link! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enão amiga, estava com uma saudade imensa de todos, a blogosfera é contagiante e viciosa..kkk. Amigos são realmente a alegria e conforto pro nosso coração, e como são preciosos os verdadeiros amigos.

      Bjs flor.

      Excluir
  3. Que belíssima volta amiga.
    Viajar com Lorca é muito chic.
    Partilha maravilhosa.
    Definições perfeitas e eu creio nesta preciosidade dos amigos.

    Um bom lindo fim de semana querida amiga.
    Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meu querido amigo, eu estava saudosa demais.

    Eu também gosto de viajar com Lorca.
    Amigos pra mim são jóias preciosas.

    Desejo um ótimo fim de semana cheinho de coisas boas.

    Bjs no core

    ResponderExcluir
  5. Que alegria vê-la novamente blogando e nos contagiando com a sua alegria minha querida amiga
    Amigos são o nosso bem maior, uma preciosidade colossal e tu és uma amiga muito preciso por quem tenho grande afeto e admiração
    E ler Garcia Lorca foi o ápice deste de arte e criatividade
    Beijinhos floridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida amiga Gracita, alegra-me b vê-la por aqu deixando suas prreciosas impressões, em apreço empatamos, o mesmo digo de vc preciosa amiga.
      também gosto do Lorca

      Votos d'um óimo findi e gandes inspirações.

      Bjss e flores

      Excluir
  6. Boa noite querida Diná muito inspirada sua volta, a pele é um órgão constituído por tecidos, uma preciosidade como tão bem detalhada por você. Belo poema , um adendo a sensibilidade da escolha.Que bom tê-la de volta.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      Que bom que vc gostou, nem sempre damos a devida importância à nossa pele , mas ela e realmene preciosa.
      Feliz em tê-la por aqui, só posso ficar feliz ao retornar, com todos esse carinho dos preciosos amigos!

      Abençoado findi!
      Bjs fraernos no coração.

      Excluir
  7. Que preciosidade ter a sua companhia na Brincadeira, Diná! Excelente participação, gostei das explicações sobre a pele...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Anete,

      Oh amiga, graa pelo carinho e a preciosa visita. A Chica e por demais contagiante,a brincadeira é prazerosa e irrsistível, e assim vamos nos afinando sempre.
      Que bom que gostou da introdução, eu que trabalhei na saúde 29 anos, tenho mesmo o dever de passar informações pertinentes.

      Noite de paz querida

      Bjsss!

      Excluir
  8. Bom dia Diná,
    Nossos PC's volta e meia ficam doentes. O meu há tempos também teve que ir à PC Clinic;), mas regressou renovado.
    Adorei as suas preciosas frases e o poema de Garcia Lorca, que não conhecia.
    Um beijinho e um abençoado fim de semana.
    (Muito obrigada pela sua visita aos meus outros Blogues).
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Ailime,

      Verdade amiga, eles, os Pc's são como a gente se desgatam também, e ai nos deixa ilhadas.Fico feliz que tenha gostado. Gosto de visitar os seus blog's, sou fã do seu Portugal e lá tem uma riqueza imensa de conhecimentos.

      Eu tb agradeço sua benfazeja e preciosa visita.

      Bom domingo com as bençãos do pai!

      Bjss!

      Excluir
  9. Eita que o seu brincar foi de extrema preciosidade! Você, também, é uma amiga muito preciosa!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir

Bom lhe ver por aqui!

Blog nascido em 03/04/20.

Sua visita será bem vinda, minha maior alegria é a presença dos amigos;
Lendo meus escritos creio que identificará um pouco de mim.
Comente se desejar e gostar do texto.

Que Deus nos abençoe,vamos abrir o coração deixar entrar a esperança.

meus blogues ativos:

https://invadirameroubaramsentimentosmeus.blogspot.com.br

https://poetandojuntosemisturados.blogspot.com.br

https://vogalsuprimida.blogspot.com.br

https://doadoserecebidos.blogspot.com.br

https://celebrandosuavida>blogspot.combr

https://pensandoempoesia.blogspot.com.br

Bjs fraternos

Botando a cabeça pra funcionar num 5👦

Dias 05, 15 e 25  para brincar com a chica,  Conheça o projeto, participe, é leve e gostoso de exercitar . http://chicabrincadepoesia.blogsp...